Papa Francisco: jornal italiano aponta a causa da morte

Pontífice morreu aos 88 anos, às 7h35 do horário local, ou seja, às 2h35 no horário de Brasília

Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília), no Vaticano. Conforme o boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (21), a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca.

De acordo com o Vaticano, o pontífice entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. O óbito foi confirmado por eletrocardiograma. O jornal italiano Corriere della Sera informou que o papa, que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos, teria acordado de manhã, por volta das 6h (horário local), e estava relativamente bem após os rituais e celebrações de Páscoa.

Ele, entretanto, acabou tendo um mal-estar às 7h e sofrido o acidente vascular cerebral grave, o que o levou à morte. O falecimento foi confirmado às 7h35 (horário local).

Papa Francisco morreu no apartamento em que morava na residência de Santa Marta, informou o serviço de imprensa da Santa Sé. O pontífice viveu no local desde sua eleição, em 2013.

Papa Francisco morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), no Vaticano. (Foto: Getty)

Francisco morreu um mês após receber alta do Hospital Gemelli, em Roma, onde ficou internado por quase 40 dias para tratar uma pneumonia nos dois pulmões.

O pontífice será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, também em Roma, ao invés da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O último papa enterrado no local foi Leão XIII, em 1903.

Continua depois da Publicidade

Anúncio do falecimento

A notícia foi dada por Kevin Farrell, Cardeal Carmelengo da Igreja, que declarou: “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 (horário local) desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai“.

Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino“, completou o cardeal.

Veja:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques