Alexandre Frota e o filho mais velho, Mayã, têm uma relação conturbada e estão afastados há anos. Em uma nova entrevista à revista Veja, divulgada nesta segunda-feira (23) no YouTube, o ator e vereador falou abertamente sobre o distanciamento, que, segundo ele, partiu do próprio filho.
Mayã é filho de Alexandre Frota com Samantha Lima Gondim, com quem o ator se relacionou em 1998, em Brasília. Atualmente morando na Alemanha, o jovem não mantém contato com o pai há pelo menos uma década.
“Ele próprio procurou esse distanciamento, em um momento, inclusive, que estava celebrando minha entrada na política [em 2018], achei que ele estivesse curtindo, e não. Ele foi duro nas críticas. Vejo que ele não se preocupa com o pai”, pontuou Frota.
Alexandre acredita que o afastamento tem relação com o passado dele, que inclui uma carreira no cinema adulto e o uso de drogas: “Ele não quer por perto um cara que foi ex-viciado, que fez filmes adultos e que se tornou deputado federal. Ele escolheu esse caminho. Ele mora na Alemanha e eu no Brasil, e está tudo certo”.
O ator e político também admitiu que não teve a oportunidade de se dedicar a Mayã como gostaria. Hoje, o jovem é pai de Eloise, nascida em agosto de 2024, fruto do relacionamento com a namorada, Emilie. A menina é a primeira neta de Frota, mas o avô ainda não a conheceu.
Pai de outros dois filhos — Enzo, de 18 anos, que ele registrou como seu, e Bella, de 6 anos, fruto do casamento com a influenciadora fitness Fabi Frota —, Alexandre lamenta o posicionamento de Mayã e acredita que o filho esteja “equivocado”.
“Quando me tornei deputado federal, Mayã não aceitou, deu uma declaração bem pesada, dizendo que eu era um ex-viciado. Acho que ele deveria bater palma, talvez ele não entenda o quanto é grande a vitória de um ex-viciado, que conseguiu sair das drogas, que sobreviveu. Me orgulho, sou um vitorioso”, declarou.
Frota também reforçou o papel ativo que desempenha na vida dos filhos mais novos: “Hoje tenho certeza que sou um grande pai para Bella e Enzo. Divido com eles, participo, educo, busco mostrar a vida para eles. Sou um grande pai. Consegui adotar Enzo e colocar meu nome no sobrenome dele, pedi autorização ao pai biológico”.
Assista à declaração completa:
O desentendimento entre Frota e Mayã se tornou público em 2018, quando o filho comentou nas redes sociais a eleição do pai como deputado federal. “Eu sou filho de ex-ator pornô, ex-viciado em cocaína, que defende a família, mas queria me abortar. Como ele virou deputado federal de São Paulo, eu não sei”, escreveu ele no X (antigo Twitter).
A fala repercutiu fortemente nas redes, gerando diversas críticas. Em outro comentário, Mayã ironizou: “Pelo menos agora ele não vai poder usar como desculpa ‘não tenho dinheiro para pagar a pensão”, completou.
Na época, Frota respondeu às declarações com um texto no Facebook: “Não sei se sabe, você também foi beneficiado e comeu, bebeu e se vestiu com esse dinheiro do pornô”.
Ele também reforçou que nunca deixou de reconhecer a paternidade: “Te registrei assim que nasceu e não pedi exame de DNA”.