Conhecido como o “Oscar da Moda”, o Met Gala acontece anualmente na primeira segunda-feira de maio, marcando uma das noites mais importantes para a indústria fashion. Este ano, o astro da NBA LeBron James é um dos coanfitriões do evento, mas anunciou que não poderá comparecer e explicou o motivo nas redes sociais.
Realizado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o baile reúne uma constelação de celebridades. Escolhido a dedo, o craque do Los Angeles Lakers havia sido anunciado no ano passado como um dos representantes da edição de 2025, ao lado de nomes de peso da música, artes e esportes: Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo e A$AP Rocky. Apesar da expectativa, LeBron confirmou que não estará presente nesta segunda-feira (5).

Em seu perfil, o jogador lamentou a ausência e contou que está se recuperando de uma lesão. “Infelizmente, por causa de uma lesão no joelho que sofri no final da temporada, não poderei comparecer ao Met Gala em Nova York hoje à noite, como tantas pessoas têm perguntado e me parabenizado! Odeio perder um evento histórico!”, escreveu.
Ainda assim, LeBron garantiu que será bem representado. “Minha linda e poderosa rainha estará lá, segurando o castelo como sempre fez!”, disse, referindo-se à esposa, Savannah James.
Unfortunately because of my knee injury I sustained at the end of the season I won’t be able to attend the Met Gala in NY tonight as so many people have been asking and congratulating me on! Hate to miss an historical event! My beautiful powerful Queen will be there holding the…
— LeBron James (@KingJames) May 5, 2025
Tema do ano
O tema desta edição, definido por Anna Wintour junto ao Costume Institue, é “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro, em tradução livre). A mostra que acompanha o baile foi inspirada no livro “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity”, da pesquisadora Monica L. Miller.
A obra mergulha no dandismo negro, movimento estético e cultural que usa a moda como ferramenta de afirmação e resistência para pessoas pretas. A proposta homenageia, ainda, a sofisticação e a força da moda masculina negra nas diásporas africanas da Europa e dos Estados Unidos, do século XVIII até os dias atuais.
Esta é, inclusive, a primeira vez em mais de 20 anos que o baile foca completamente na moda negra. A exposição é organizada em 12 seções, cada uma representando uma característica que define o estilo dândi: Apropriação, Presença, Distinção, Disfarce, Liberdade, Protagonismo, Respeitabilidade, Jook (definido na obra Characteristics of Negro Expression, de Zora Neale Hurston — uma referência importante para a exposição), Herança, Beleza, Estilo e Cosmopolitismo.
Embora o tema da exposição seja voltado ao dandismo, o dress code oficial do baile foi adaptado para maior liberdade criativa. O código “Tailored for You” (Sob medida para você) incentiva os convidados a interpretarem o conceito de alfaiataria de maneira pessoal.

Naomi Campbell também revela ausência
Além de LeBron James, outro grande nome que ficará de fora do Met Gala 2025 é Naomi Campbell. A supermodelo, ícone das passarelas, confirmou sua ausência por meio de um comunicado publicado em seu Instagram. Na mensagem, ela destacou a importância e atualidade do tema deste ano, elogiou Anna Wintour pela curadoria e lamentou não poder participar do evento presencialmente.
“Parabéns para Anna Wintour, os brilhantes estilistas, a dedicada equipe do MET Gala e os deslumbrantes convidados da celebração extraordinária desta noite. Preciso dizer: que timing perfeito para o tema ‘Superfine: Tailoring Black Style’. Esse tema realmente celebra como o dandismo negro moldou a moda e como a moda tem sido uma forma de o povo negro expressar quem é e reivindicar seu poder”, abordou Campbell.
“Fiquei muito honrada com o convite para o grande evento desta noite, mas infelizmente não poderei comparecer. Mesmo não estando presente fisicamente, estou com todos vocês em espírito, levada pelo legado do meu querido amigo, o falecido Andre Leon Talley. Sua presença marcante, visão e crença de que moda é arte ajudaram a moldar o que o Met Gala está apresentando nesta noite. Mal posso esperar para ver como todos vão misturar as tradições de estilo africanas e europeias naquelas escadarias icônicas! A criatividade vai ser incrível. Com todo o meu amor e admiração, Naomi Campbell”, finalizou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram