O médico cardiologista Walter Rau da Silva Vieira foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (29), por manter cachorros e gatos em situação de maus-tratos. Segundo o delegado Renato Perez, titular da 132ª DP, também havia cães adultos e filhotes mortos e congelados no freezer da geladeira da residência.
A ação ocorreu em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os agentes foram até a Rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Canaã, para cumprir um mandado de busca e apreensão após receberem uma denúncia. Ao chegarem lá, encontraram o médico saindo para trabalhar em um posto de saúde em Araruama.
Veja o momento da prisão:
Cardiologista vendedor de carne de cachorro é preso com animais mortos e congelados em freezer em Arraial do Cabo pela polícia civil pic.twitter.com/NQu4qVFgUR
— Rlagos Noticias (@RlagosNoticias_) April 29, 2025
Ao entrar na residência, os policiais constataram a existência de cachorros e gatos em ambiente de grande insalubridade, convivendo com fezes e comidas estragadas. Eles também destacaram as condições precárias de higiene do local.
Ao inspecionarem a cozinha, os agentes abriram o freezer e acharam cães acondicionados em sacos pretos, e definiram a cena como um “horror”.
Confira:
🚨 CENÁRIO MACABRO😥 Foi preso médico sádico, mantinha cães congelados no freezer, 4 adultos e 3 filhotes acondicionados em sacos, além de diversos vivos em situações precárias. Tem gente que não merece julgamento ….merece ser esquecido numa cela sem alma, igual fez a esses cães pic.twitter.com/Njv1qlzfSO
— Sandy (@Sanmacedoo) April 30, 2025
Já no banheiro da suíte da residência, quatro gatos estavam trancados, também em meio a fezes e comida estragada. No imóvel ainda foi identificada uma quantidade de erva seca semelhante à maconha e anestésicos, geralmente usados por cirurgiões dentistas.
Conforme a CNN Brasil, onze animais foram resgatados com vida (seis cães e quatro gatos) e encaminhados para avaliação veterinária. A perícia técnica foi acionada para análise do cenário e a residência foi interditada até a conclusão das investigações.

A ação, batizada de Operação Liberandum, foi deflagrada pela Polícia Civil em conjunto com a Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo (SEMAS). O secretário Pedro Henrique Corrêa, o veterinário Vinicius Fenizola, do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM), e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do programa PROEIS, também colaboraram.
Walter Rau atuava como cardiologista no Posto de Saúde do Sobradinho, em São Vicente. Ele foi conduzido à 132ª Delegacia e segue à disposição da Justiça.
